Close

Blog

Lixo eletrônico! O que é e quanto dele há no mundo?

O lixo eletrônico é definido como qualquer coisa com um plugue, cabo elétrico ou bateria (incluindo equipamentos elétricos e eletrônicos), de torradeiras a escovas de dentes, smartphones, geladeiras, laptops e TVs LED que chegaram ao fim de sua vida útil, bem como os componentes que compõem esses produtos em fim de vida.



De acordo com o “Global E-waste Monitor” de 2017, em um ano, são geradas impressionantes 44,7 milhões de toneladas métricas de lixo eletrônico. Metade de todo o lixo eletrônico são dispositivos pessoais, como computadores, telas, smartphones, tablets e TVs, e o restante são aparelhos domésticos maiores, além de equipamentos de aquecimento e refrigeração.



A escala do lixo eletrônico global desafia qualquer tipo de comparação, mas o peso é mais do que todas as aeronaves comerciais já produzidas. Isso daria 125.000 aviões jumbos, levaria até seis meses para o maior aeroporto do mundo tirar tantas aeronaves de suas pistas!



O lixo eletrônico pode conter metais preciosos, como ouro, cobre e níquel, além de materiais raros de valor estratégico, como índio e paládio. Muitos desses metais podem ser recuperados, reciclados e usados como matéria-prima secundária para novos produtos.